No início de outubro, a Portela anunciou a contratação da Saravah Branding, Comunicação e Design, com missão de desenvolver a marca da escola. A iniciativa mostra os novos ares que a azul e branco respira e a modernidade com que vem sendo administrada.
O projeto é tocado pelo Departamento de Marketing da Águia, que tem à frente os diretores Paulo Renato Vaz e Vinícius Ximenes. O primeiro sintetiza o que a escola espera. “Temos uma nação ávida a consumir a marca Portela, estamos com o processo em andamento e bons resultados até aqui.”
Vinícius explica que a fase atual da iniciativa é de entender melhor onde a escola pode chegar.
“Em breve, com o projeto de branding consolidado, teremos a real noção da grandiosidade do potencial de marca que a Majestade do Samba possui e poderemos sim perpetuar nossos principais valores, conceitos e objetivos, visando a longo prazo projetos que elevarão a Portela a outro patamar.”Para Paulo Renato, o início não foi fácil e lembrou o quadro caótico que a Portela se encontrava.
“Quando assumimos em 2013, pegamos uma escola endividada, desacreditada. Demos uma guinada incrível na escola e viemos em quatro desfiles nas campeãs. Ela acabou de ganhar um título e está subindo no ranking da LIESA como um cometa. Quando assumimos, estava em sétimo lugar. É a maior campeã do Carnaval carioca. Então fizemos uma gestão completa findando as dívidas, resgatando a autoestima e a credibilidade. O título foi consequência dessas ações.O objetivo agora é preparar o futuro da Portela, conforme explicou Vinícius. “Estamos trabalhando forte, em equipe, aproveitando as oportunidades que a conquista deste Carnaval nos oferece, mas tentando sempre planejar a médio e longo prazo, para que tenhamos no futuro uma Portela cada vez mais sólida, estruturada e majestosa.”
Também comentou sobre a missão de desenvolver o marketing da Portela logo após a vitória nas eleições de 2013 e a independência da subvenção oficial
“Pedi ao (Marcos) Falcon (ex-vice-presidente e ex-presidente da escola), juntamente com o Vinícius Ximenes, para criarmos um Departamento de Marketing. Em uma tarde, batemos na sala dele e pedimos a oportunidade. Ele prontamente disse: ‘A missão é de vocês, tragam-me resultados’. Tenho certeza que ele se foi satisfeito com o trabalho que a gente faz e continua fazendo. O espetáculo de escola de samba está até hoje ativo e fazendo sucesso que ainda faz porque está sempre se reinventando. Então, nesse momento crucial, é a hora das escolas olharem para o que estão fazendo e tentarem outros caminhos, pensarem fora da caixa.”Mesmo assim, Paulo falou sobre os patronos terem seu lugar nas escolas de samba.
“Foram e ainda são muito fundamentais para esse modelo do Carnaval. Graças a eles o carnaval se tornou o espetáculo que é hoje, o maior da terra, o mais badalado. Lembrando que a nossa escola teve um lendário banqueiro do bicho que foi o Natal que fez a Portela ser grande, ser majestosa e devemos muito a ele.”Já Vinícius afirma como o dinheiro será investido e a venda de objetos pela internet:.
“Contando com mais de 3.500 sócios, podemos dizer que o projeto Águia no Coração é um dos patrocinadores do nosso Carnaval. Tendo 100% de sua receita destinada ao processo de construção da grande festa, o apoio de nossos sócios-torcedores ao programa, hoje, arca com a remuneração de toda mão de obra utilizada em nosso barracão. A proposta da loja virtual tem como foco principal os torcedores apaixonados pela Portela que não possuem a facilidade de adquirir produtos oficiais da escola na boutique instalada em nossa quadra.”Finalizando, Paulo Renato explica que a escola está traçando o caminho de sua internacionalização.
“Temos um trabalho forte nos consulados, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Japão, que é um dos mais ativos. Consequentemente, não no primeiro momento, há chances da azul e branco extrapolar as fronteiras do país.”
Portela investe no marketing de olho nos próximos desfiles
Reviewed by José Nunes
on
11:34
Rating:

Nenhum comentário: